O que tudo isso tem a ver com você e seus negócios!
De antemão, em tempos em que o próprio tempo é um bem cada vez mais raro e cada centavo conquistado com o nosso trabalho precisa ser valorizado, a Economia Compartilhada vem contribuindo significativamente para otimizar processos e levar qualidade de vida às pessoas.
O conceito está dado e é autoexplicativo, mas, não custa explicar melhor. Trata-se da aplicação do compartilhamento de recursos físicos e humanos entre pessoas para um bem comum.
São muitos os exemplos de Economia Compartilhada pelo mundo. Carros compartilhados (sim, já existe no Brasil, é só pesquisar), além dos patinetes e bicicletas, plataformas de streaming, aplicativos de geolocalização, entre tantos outros.
Para Rachel Bostman, considerada líder mundial no estudo da colaboração do consumo em meios digitais, a Economia Colaborativa possui três tipos de sistemas, sendo eles:
1) Mercados de redistribuição: Modelo cujo objetivo é remanejar itens de onde não estejam sendo usados para locais onde serão necessários, por exemplo: bazares e brechós ou sistemas de troca online ou venda de produtos de segunda mão.
São sistemas que têm como base os conceitos de reduzir, economizar, reparar, redistribuir e, até o de viver a partir do minimalismo (caso não tenha ouvido falar do minimalismo, dá um Google, é bem interessante).
2) Estilo de vida colaborativo: Opa, aqui estamos nós do Green Desk, pois aqui está o sistema que tem por objetivo reunir uma comunidade para compartilhar bens, serviços, recursos, espaços e o próprio tempo, a exemplo dos escritórios de coworking.
3) Sistemas de acesso a produtos e serviços: Nesse modelo o usuário paga para ter acesso a um produto ou serviço por um determinado tempo, isto é, ele faz a opção por aluguel e não pela compra. Um exemplo, o Airbnb.
Enfim, os tempos são outros e que bom! Se você é um profissional autônomo, freelancer, tem seu próprio negócio e não tem necessidade de alugar uma sala para pagar aquele aluguel puxado por mês, além de conta de água, luz, condomínio, etc, você é o consumidor da Economia Colaborativa.
E caso você precise de um espaço muuuito bacana, aconchegante, com toda a infra para você trabalhar com tranquilidade, em uma excelente localização, na Granja Viana, em Cotia, pertinho do Butantã, que tal nos fazer uma visita sem compromisso e tomar um café por nossa conta?
Venha conhecer o Green Desk, um novo conceito em coworking. Basta agendar sua visita!
Um abraço e até o próximo post!